terça-feira, 26 de junho de 2007

Rotas: ir ver os Golfinhos no Sado

sugestão: golfinhos no estuário do Sado

Vale a pena reservar um fim-de-semana para conhecer a Reserva Natural do Estuário
do Sado, uma área de 23 160 hectares que acolhe 261 espécies. A principal atracção são os roazes, uma comunidade de cerca de 30 animais que pode observar em passeios de barco promovidos por empresas especializadas.

Ao longo de cerca de três horas encontram-se vários grupos de golfinhos em busca de comida ou entretidos em saltos e outras brincadeiras, num espectáculo que seduz miúdos e graúdos. Com um pouco de sorte eles chegam bem perto da embarcação, parecendo muito curiosos ou tão bem-educados que vêm cumprimentar os visitantes. Apetece tocar-lhes mas, na impossibilidade, consome-se um rolo de fotografias inteiro em meia dúzia de minutos (pelo que é melhor levar vários).

Embora não tão populares quanto os golfinhos, as aves da zona também merecem ser apreciadas, nomeadamente os flamingos e
as cegonhas. Ainda na Reserva, não deixe de visitar a Herdade da Comporta e seus arrozais e, na Carrasqueira, o porto palafita.

Para que o fim-de-semana seja perfeito, sugerimos-lhe que pernoite na pousada histórica de São Filipe. Instalada na fortaleza homónima, beneficia de uma vista deslumbrante sobre o estuário do Sado e a península de Tróia.

Ler tudo aqui.

Etiquetas: , , , , , ,

-->