sábado, 27 de outubro de 2007

Rotas

Rotas

A referência ao pequeno porto piscatório deixa-nos curiosos e não hesitamos em visitá-lo, já que fica poucos quilómetros aqui ao lado. Depois de um banho de modernidade, parece que regressamos ao passado. Onde antes havia o moreno da moda, na Carrasqueira há a pele queimada pela dureza da vida e muitas histórias que estes homens com mais de cinco décadas de relação com a pesca não se importam de partilhar. O passadiço, ou melhor, um emaranhado de madeira mal segura, dá ar cinematográfico a este local, povoado por dezenas de barcos coloridos que diariamente se fazem ao Sado.

Oferecem-nos um polvo acabado de pescar. Agradecemos a nobreza do gesto, mas recusamos, com medo de que o animal ganhe vida durante o resto da viagem – coisas de gente da cidade, devem ter pensado...

E lá partimos, por entre os imensos arrozais, com destino às Casas do Sal, turismo rural em Alcácer. As cegonhas escoltam-nos, os pensamentos acompanham-nos. Quem disse que nunca deveremos voltar aos locais onde fomos felizes?!

-->