sexta-feira, 7 de março de 2008

Alentejo !!!

O Alentejo situa-se entre as regiões de Lisboa e Ribatejo e o Algarve. Em que é dominante a planície.Alentejo
Esta região, caracteriza-se por ter algumas zonas ricas em património cultural de que é exemplo a cidade de Évora com imensos monumentos, como o templo de Diana, a Capela dos Ossos, a Sé, esta cidade é também conhecida pelas suas tradições estudantis ainda de referir que Évora é a capital do Alto Alentejo, sendo a do baixo Alentejo Beja. Existem ainda outras cidades conhecidas como Portalegre, Elvas e Sines. Com as suas praias agradáveis, sem tanta gente como no vizinho Algarve, e não tão destruído em termo paisagísticos. O Parque Natural do Sudoeste Alentejano é uma verdadeira preciosidade a conservar, pela sua beleza e autenticidade. A costa alentejana tem também óptimas parais, sendo a zona de veraneio mais conhecida, por exemplo, Tróia, Comporta, Sines, Porto Covo, Vila Nova de Mil Fontes e Zambujeira do Mar são povoações muito agradáveis.
AlentejoCom todos os confortos e diversões necessárias a umas férias na praia, conserva ainda a sua autenticidade de vila alentejana.
O interior alentejano é muito bonito e calmo. Na altura da Primavera, com os seus longos campos de trigo, verdes a perder de vista, transmite uma calma enorme! Nada melhor para aliviar o stress!!!

Alentejo No Verão, a paisagem torna-se mais desoladora, é o amarelo e a secura a perder de vista. No entanto, não é por isso que deixa de ter o seu encanto. E aqueles sobreiros e azinheiras, a povoarem a paisagem... a garantirem a sombra às varas de porcos "pata negra", que dão óptimos e saborosos presuntos.

Alentejo O Alentejo é também muito rico em gastronomia, caracteriza-se por ser uma cozinha com bastantes ervas aromáticas, o que dá sabores optimus! A açorda e as migas, carne de porco à Alentejana são pratos obrigatórios.

AlentejoE a variedade de artesanato dá vontade de trazer tudo para casa. Desde os tarros (para quem não sabe, são "cestos" feitos em cortiça, que servem para transportar comida e mantê-la quente) até aos pratos e taças, com decoração típica. E, obviamente, não nos devemos esquecer dos tapetes de Arraiolos.

Etiquetas:

-->