segunda-feira, 30 de maio de 2011

Ice Gourmet no Tróia Resort



Para todos os que adoram gelados artesanais, aqui fica uma sugestão: não deixar passar o Verão sem ir a Tróia comer um gelado à Ice Gourmet, uma geladaria que fica na Marina, e que está aberta todos os dias das 8 às 23 horas. Porquê? Por várias razões, desde logo porque por trás deste projecto está um dos melhores chefes de cozinha portugueses, Bertílio Gomes, que, juntamente com a mulher, Maria Santos, dá a conhecer a sua faceta de mestre gelateiro criando os seus próprios sabores, alguns deles bastante originais.

Na Ice Gourmet há, por exemplo, gelados de baunilha fresca do Taiti, alfarroba, leite de creme, queijo de figo, ervas aromáticas, legumes, especiarias e eucalipto, este último um aroma que o chefe reconhece não ser muito fácil em gelados, mas que aconselha vivamente. Também há gelados de fruta fresca, «de preferência, nacional e biológica», como é o caso do morango, frisa Bertílio Gomes. Uns e outros são feitos de forma artesanal, o que quer dizer que o processo de fabrico é controlado desde o início até ao fim e que é dada preferência a produtos frescos. Há gelados à base de leite, natas, gemas e açúcar, alguns deles sem glúten, e sorvetes, à base de água, açúcar e fruta.

O chefe não garante a exclusividade dos sabores; «às vezes pensamos que somos os únicos, mas já alguém teve a mesma ideia», justifica. Exclusivos ou não, os sabores podem ser degustados em cone ou em copo, em crepes ou em sobremesas mais elaboradas. Um cone com uma bola custa 2 euros; uma sobremesa anda à volta dos 4 euros. E uma coisa é certa, são todos de autor. Como diz Bertílio Gomes, «tudo é de autor, até os gelados. Muitas vezes, não se sabe é quem é o verdadeiro autor…»

mais

Etiquetas: , , ,

-->