sábado, 27 de outubro de 2007

Restaurante - A Escola

Restaurante A Escola

Cachopos – Alcácer do Sal

Em tempos Escola Primária, agora restaurante Típico Alentejano. A Escola situa-se entre Comporta e Alcácer do Sal, a escola ainda é local para as crianças brincar, mas em vez de lições, as crianças e os pais vão degustar o que há de melhor no Alentejo, a Gastronomia.

Na estrada da Comporta para Alcácer do Sal, podemos desfrutar de uma esplêndida paisagem que proporciona um agradável passeio, bem relaxante e só a 30 minutos de distância, de Setúbal pelo o Ferry boat e quinze minutos de Alcácer do Sal.

Durante o passeio deparamos com um portão (Típico do Alentejo), que dá acesso, também a uma pequena povoação Tipicamente Alentejana (Cachopos).

Com a Evolução das vias e a desertificação do interior, muitas escolas foram obrigadas a fechar. Nesta povoação resolveram fazer algo de inédito, e utilizaram a escola primária tipicamente do Alentejo, para criar uma “Escola de Restauração”

Ao estacionar debaixo de Chaparros, e de frente para a Escola Primária, temos a imediata sensação de retroceder no tempo, pois deparamos com uma Escolinha bem típica e viva em muitas memórias.

Passando o portão temos um pátio onde em tempos muito de nós brincámos e no subconsciente ouvimos as vozes das crianças e o tocar no ferrinho para iniciar as aulas.

Ao abrir a porta vemos carteiras e a velhinha ardozia que continua a conter os números, iguaizinhas a outros tempos, e a que muito custo, lá aprendemos a fazer. Mas desta vez transformadas em ementa.

As carteiras continuam a encher a sala de aulas, agora acompanhadas por mesas sabiamente postas. O ambiente nostálgico e requintado é o ponto forte deste restaurante, sendo contudo um restaurante extremamente simples. Amavelmente colocados numa mesa trocamos as memórias da cartilha por uma deslumbrante ementa onde se encontra os pratos tipicamente alentejanas feitos por quem os sabe confeccionar desde sempre.

Como referência podemos destacar a espetada mista de Veado e Javali, Choco Frito, Sopa de Cação, Açorda de marisco com um sabor singular.

A confecção destes, e outros pratos têm o saber e a mão de um mestre que conhece todos os truques e tem a sabedoria da cozinha. Nada é adulterado, mantendo as receitas originais da boa mesa Alentejana. A Escola apresenta como vinhos, os do Alentejo brancos e tintos. À simpatia e amabilidade é uma constante neste restaurante.

Os empregados, alunos, tratam de aprimorar e satisfazer o cliente, sempre que possível dando sugestões.

É o próprio Chefe que vai servir o prato pedido pelos clientes, e durante a refeição vai dirigindo às mesas para saber se a comida está do agrado dos clientes.

No final pode-se dizer que a conta é uma agradável surpresa pois o restaurante com um certo requinte e qualidade é um restaurante muito em conta.

É sem sombra de dúvida que é um restaurante de garfo, bom garfo, e muito recomendável.

Etiquetas: , ,

-->