Tróia Resort Portugal
Península de Tróia, Comporta e Litoral do Alentejo, não esquecendo Setúbal nem a Serra da Arrábida. Fotografias, telefones de Restaurantes, apartamentos para alugar e reservas de hotel. Especiais sobre o Tróia Resort e Soltróia, A Sonae é a empresa que detém a maior parte do projecto de transformação daquele que, no final dos anos 1990, era um projecto turístico acabado. À empresa de Belmiro de Azevedo cabe um investimento de 450 milhões de euros, dos quais 300 milhões já foram aplicados.
domingo, 23 de setembro de 2007
sábado, 22 de setembro de 2007
O compromisso com o passado ...
troia 19
Originally uploaded by Ricardo J. Carvalho
estou curioso para perceber como safam o enquadramento entre o velho e o novo ...
Passagem ferróviária sobre o Sado (Alcacer do Sal)
photo15
Originally uploaded by didgiridoo
Etiquetas: alcacer, comboios, fotografia, peninsula de troia, ponte, rio sado, setubal
quinta-feira, 20 de setembro de 2007
Rostos On-line - O seu diário digital
Rostos On-line - O seu diário digital
Travessia do Sado a Nado 2007, prova de natação que se realiza no dia 22, entre Tróia e Setúbal, regista um recorde absoluto de inscrições de 175 nadadores.
quinta-feira, 13 de setembro de 2007
Travessia do Sado a Nado
Diário Digital
Entre outras iniciativas culturais e desportivas que se prolongam até final do mês de Setembro, está prevista para o dia 22 a realização da Travessia do Sado a Nado, prova com um percurso de 2600 metros integrada no Circuito Nacional de Águas Abertas, que terá início às 11:00, na Marina Tróia Resort, estando a linha de chegada instalada na praia da Albarquel.
terça-feira, 4 de setembro de 2007
Forte de São Filipe de Setúbal - Wikipédia
Forte de São Filipe de Setúbal - Wikipédia
O Forte de São Filipe de Setúbal
O projecto de uma fortificação moderna para defesa deste trecho do litoral português remonta ao século XIV, com a construção do Forte de Santiago do Outão, destinado ao controle da entrada barra do rio e acesso ao burgo medieval. Visando ampliar essa defesa, no reinado de D. João III (1521-1557), Brás Dias recebeu Regimento no cargo de administrador das obras da Praça e Castelo de Setúbal (31 de julho de 1526). As dificuldades financeiras, que levaram inclusive ao abandono das posições ultramarinas no Norte de África (Praça-forte de Azamor, Praça-forte de Arzila, Praça-forte de Alcácer-Ceguer e Praça-forte de Safim), terão atrasado o desenvolvimento desses trabalhos.
Retomado à época da dinastia Filipina, a sua relevância é demonstrada pelo fato de que o próprio soberano D. Filipe I (1580-1598) assistiu em pessoa, em 1582, ao lançamento da pedra fundamental da nova fortificação, com traça do arquiteto e engenheiro militar italiano Filippo Terzi (1520-1597). Este engenheiro teria trabalhado nessas obras até meados de 1594, quando assinou uma planta e corte da fortificação (8 de Julho de 1594), remetida ao Conselho de Guerra espanhol. Com o seu falecimento, foi designado para as obras o engenheiro militar e arquitecto cremonense Leonardo Torriani, que as teria dado como concluídas em 1600.
No contexto da Restauração da independência, sob o reinado de D. João IV (1640-1656), o Governador das Armas de Setúbal, João de Saldanha, executou a ampliação desta defesa pela adição de uma bateria baixa, entre 1649 e 1655. Acredita-se que esta nova estrutura visava cobrir a deficiência da artilharia em cobrir o acesso fluvial ao porto.
No século XVIII a Capela em seu interior adquiriu o seu revestimento de azulejos, assinados por Policarpo de Oliveira Bernardes (1736). Durante o consulado pombalino (1750-1777) não teria ficado imune ao terramoto de 1755 e foi utilizada como Escola de Artilheiros.
Em meados do século XIX um incêndio destruiu a Casa do Comando, então residência do Governador das Armas de Setúbal.
Do Forte para a Península III
Do Forte para a Península III
Originally uploaded by andrediaslopes
O Forte de São Filipe de Setúbal, também conhecido como Castelo de São Filipe, localiza-se em posição dominante sobre um outeiro, fronteiro à cidade litorânea de Setúbal, dominando a margem esquerda da foz do rio Sado e o oceano Atlântico, do qual se tem uma vista lindíssima sobre a península de Tróia.
Fotografia do Museu do Arroz na Comporta
museu do arroz Comporta
Originally uploaded by alentejocoast
Pesquisar Museu do Arroz
Etiquetas: comporta, fotografia, restaurante
As Cegonhas da Comporta
As Cegonhas da Comporta
Originally uploaded by andrediaslopes
Etiquetas: cegonhas, comporta, fotografia, troia