segunda-feira, 30 de julho de 2007

Agosto de 2008 ?

Charm & Comfort Portugal

Presentemente, a Sonae Turismo está a desenvolver na Península de Tróia, o Tróia Resort, com uma oferta diversificada de imobiliária e hotelaria, num investimento total aproximado de 400 milhões de Euros, sendo que a primeira fase abrirá em Agosto de 2008.

Lisboa, 16 de Julho de 2007

Etiquetas:

Soane adquire totalidade da Soltróia

O Grupo Sonae poderá expandir o seu negócio na área do turismo, estando a analisar projectos de norte a sul do país, referiu Belmiro de Azevedo durante a cerimónia de implosão das duas torres em Tróia.

Etiquetas: ,

Obras já estão mudar o rosto à zona de Tróia

DN Online: Obras já estão mudar o rosto à zona de Tróia

A implosão de duas torres em Tróia foi o primeiro passo para que uma das zonas de praia preferidas dos setubalenses começasse a mudar, "a ver se ajudam a cidade de Setúbal a mexer, que bem precisa", disse José Guerreiro, um banhista setubalense, ao DN. O que era apenas um destino de praia ou um ponto de passagem rumo ao Sul do País está em mudanças, visíveis desde a margem de Setúbal. O cais onde atracam os ferry-boats está agora envolto num cenário bastante diferente.

Os barcos atracavam antes num pontão que tinha uma zona de praia de cada lado, mas agora os banhistas só podem ficar de um lado. O outro está ocupado por montes de areia, máquinas pesadas e o princípio de um pontão que vai acabar por ser incluído numa marina do projecto Tróia Resort. Em primeiro plano, para quem chega por água, surge uma torre em recuperação, que vai albergar um casino e um hotel de cinco estrelas e que deverá ser assim uma prioridade.

Para os automobilistas, acabou-se a saída directa dos barcos, deparando agora com um desvio e mais um edifício a nascer. Apesar de haver um cartaz a indicar as zonas em construção e quais os desvios ao trânsito, não há indicações sobre quais são os objectivos finais de cada edifício nem os respectivos prazos de conclusão. No entanto, para quem venha a pé, está a indicação completa do caminho para outra praia, mais afastada, e que recolhe actualmente a preferência dos veraneantes.

Apesar da entrada em Tróia estar agora mergulhada num cenário de uma grande obra, este não afasta os banhistas. O tráfego de pessoas em fato de banho, com chapéus-de-sol e geleiras rumo ao areal é uma constante. As opiniões dividem-se e, enquanto uns consideram que o projecto da Sonae Turismo não era necessário, há quem o defenda ou não veja inconvenientes.

José e Suzete Guerreiro, moradores em Setúbal, costumam frequentar as praias de Tróia e garantem que "não há qualquer problema em vir à praia aqui. Há as obras, mas não incomodam e chegamos sem qualquer dificuldade às praias." Admitem que o cenário não é de todo o mais apetecível para uma zona de praia, mas reconhecem ser necessário passar por este período.

Da mesma opinião é o casal Tobias. Apesar de não frequentar aquela zona "há muitos anos, é fácil vir à praia aqui. E parece estar tudo bem organizado, com os desvios bem indicados e bastantes barcos a fazer a travessia." Quanto aos frequentadores do apart-hotel ali instalado, estes também não se manifestam contra as obras. Questionadas pelo DN, funcionárias do empreendimento garantem que "não houve qualquer queixa, as pessoas fazem a vida delas normalmente. Até porque as obras não estão aqui mesmo em cima e quase não se dá por elas."

De opinião contrária é Eduardo Martins. Funcionário da empresa de ferry-boats, lamenta o que as obras estão a fazer ali: "Eliminaram metade desta praia. As pessoas saíam do barco e podiam ficar logo aqui na praia e agora têm de ir para longe." Eduardo Martins sugere que "podiam fazer a marina noutra zona e deixar a praia normalmente". Sobre o projecto Tróia Resort sublinha que "a maioria dos setubalenses está contra isto, porque depois já cá ninguém pode vir. Estas são das principais praias dos setubalenses", diz. O funcionário refere ainda que "o cais para os barcos vai ficar mais acima e mais longe das praias", estando já em construção, enquanto que ali apenas vão chegar barcos de passageiros.

Negócio fraco

As críticas ao projecto chegam também de quem há vários anos faz o seu negócio naquela zona. Marieta e Carla têm uma banca logo à saída dos barcos, mas dizem que "o negócio agora está muito fraco. A um domingo, não se vende nada, passam aqui menos pessoas." Sobre as obras, referem que "fazem barulho e muito pó, para quem está aqui a vender é muito mau e para quem vem à praia também não há condições - não há um bar ou uma casa de banho sequer", continuam. "E quando estiver tudo pronto, vai ser pior, porque não sabemos se podemos continuar a vender aqui, apesar de termos licença da câmara. Isto vai ser só para os ricos", acrescentam. Na zona onde antes se situavam as duas torres, a três quilómetros do cais, há apenas montes de areia, pedras e maquinaria no local, a indicar que alguma actividade ali se desenrola, mas a um ritmo mais lento.

O DN tentou obter esclarecimentos adicionais da administração da Sonae Turismo, mas até à hora do fecho da edição não obtivemos qualquer resposta.

Sobre o projecto Tróia Resort sublinha que "a maioria dos setubalenses está contra isto ...

Cetobriga

«José e Suzete Guerreiro, moradores em Setúbal, costumam frequentar as praias de Tróia e garantem que "não há qualquer problema em vir à praia aqui. Há as obras, mas não incomodam e chegamos sem qualquer dificuldade às praias." Admitem que o cenário não é de todo o mais apetecível para uma zona de praia, mas reconhecem ser necessário passar por este período.

«Da mesma opinião é o casal Tobias. Apesar de não frequentar aquela zona "há muitos anos, é fácil vir à praia aqui. E parece estar tudo bem organizado, com os desvios bem indicados e bastantes barcos a fazer a travessia." Quanto aos frequentadores do apart-hotel ali instalado, estes também não se manifestam contra as obras. Questionadas pelo DN, funcionárias do empreendimento garantem que "não houve qualquer queixa, as pessoas fazem a vida delas normalmente. Até porque as obras não estão aqui mesmo em cima e quase não se dá por elas."

«De opinião contrária é Eduardo Martins. Funcionário da empresa de ferry-boats, lamenta o que as obras estão a fazer ali: "Eliminaram metade desta praia. As pessoas saíam do barco e podiam ficar logo aqui na praia e agora têm de ir para longe." Eduardo Martins sugere que "podiam fazer a marina noutra zona e deixar a praia normalmente". Sobre o projecto Tróia Resort sublinha que "a maioria dos setubalenses está contra isto, porque depois já cá ninguém pode vir. Estas são das principais praias dos setubalenses", diz. O funcionário refere ainda que "o cais para os barcos vai ficar mais acima e mais longe das praias", estando já em construção, enquanto que ali apenas vão chegar barcos de passageiros.»

domingo, 29 de julho de 2007

Portugal ocupa uma posição de destaque no Ranking Mundial de Turismo.

Thinkonomics - Temas

Portugal ocupa uma posição de destaque no Ranking Mundial de Turismo.
O Turismo é o 3º gerador de riqueza do país e um dos mais dinâmicos da economia nacional.

É um sector estratégico para Portugal e de vital importância para o desenvolvimento económico, social e ambiental para o nosso país.

Apostar numa formação de excelência é o meio de elevar o padrão de serviço e de desenvolver uma oferta turística de qualidade. Estimular a inovação e reforçar o conhecimento e a investigação são objectivos de curto prazo.

Novos investimentos de elevado valor vão permitir a requalificação de regiões tradicionais. Por exemplo, no Algarve, estão previstos 11 novos hotéis de 5 estrelas, mais de 3,1 mil milhões de euros e 5.500 postos de trabalho.

Estão também a ser criadas condições para o desenvolvimento de novos destinos turísticos que se afirmam pela excelência da oferta, a qualidade do serviço e o desenvolvimento de produtos diferenciadores e de forte potencial de crescimento.

Os investimentos privados, nacionais e estrangeiros, demonstram a crescente confiança neste sector. São exemplo, o Aquanatur, no Vidago, o Parque Alqueva, o Pestana Dunas Hotel, no Porto Santo, o Bom Sucesso Resort, no Oeste, Aquapura, no Douro e o Tróia Resort e Costa Terra, no Litoral Alentejano.

O turismo nacional está mais competitivo e responde às tendências da procura internacional. Em 2006, Portugal alcança resultados históricos. Em Agosto, atingimos um novo máximo de dormidas (5,5 milhões) e registamos um aumento de receitas médio de 9%.

sexta-feira, 27 de julho de 2007

DN Online: Falta mão-de-obra para trabalhar no turismo

DN Online: Falta mão-de-obra para trabalhar no turismo

O Alentejo não vai ter capacidade de resposta para os milhares de postos de trabalho que estão a "caminho" da região, fruto dos investimentos previstos para a zona de Alqueva e Litoral alentejano. A falta de formação turística, transversal a todo o território já dá que pensar aos próprios empresários que têm projectos em carteira, enquanto as autoridades locais apelam à "rápida" criação de uma escola de hotelaria para Évora.

As estimativas da Agência de Promoção Externa do Alentejo (APEA) indicam que em dez anos o turismo alentejano vai necessitar, pelo menos, do dobro das pessoas que neste momento trabalham no sector, sendo que dos actuais 11 mil trabalhadores, apenas 20% têm formação específica.

quinta-feira, 26 de julho de 2007

Um morcegário em Tróia

Zoomarine - Blogue

Um morcegário em Tróia

Uma colónia de morcegos-rabudo (Tadarida teniotis), pertencente à família Molossidae, uma espécie de morcego considerada rara, ganhou há pouco tempo uma nova casa em substituição da antiga – uma das torres implodida recentemente na península de Tróia.

Técnicos do ICN (Instituto da Conservação da Natureza) e do Imar (Instituto do Mar), que têm vindo a estudar a população destes esquivos mamíferos, levaram a cabo uma delicada tarefa, antes da torre T04, que servia de casa aos morcegos, cair por terra – a captura destes animais, sua colocação no morcegário (a sua nova habitação) e a retirada das placas da torre que lhes serviam de abrigo. Uma operação única no Mundo, até à data, dificultada pelo carácter sensível desta espécie.

Após a colocação dos morcegos-rabudo no morcegário construído especialmente para esta espécie, segue-se um período de monitorização da nova habitação, para verificar se o morcego a adoptou como um “porto seguro”. Uma operação que decorreu com sucesso, mas cujos efeitos serão seguidos com atenção pela equipa que a levou a cabo.

quarta-feira, 25 de julho de 2007

Marina de Tróia


Marina de Tróia
Originally uploaded by mobreporter

Etiquetas: ,

Troia Portugal


PICT0230
Originally uploaded by Muchaxo

A Secil não sai do Vale da Rasca

[Setúbal na Rede] - “A Secil não tem nada a temer em termos ambientais”

Instalada no Vale da Rasca, junto à foz do rio Sado, desde 1904, a Secil pertence hoje a um dos maiores grupos empresariais do país, com uma produção anual que ronda os dois milhões de toneladas de vários tipos de cimento. Privatizada em 1994/95, a Secil é a terceira maior empresa a operar no distrito de Setúbal, tendo um grande peso na economia local, tal como afirma o administrador Joaquim Dias Cardoso. Acusada de ser um grande poluidor, a Secil recusa as críticas e mostra a certificação ambiental pela Norma I.S.O. 14001, atribuída em 1999, e que colocou a empresa no quarto lugar europeu em termos de qualidade ambiental, num universo de cerca de 330 empresas. Em entrevista ao “Setúbal na Rede”, Joaquim Dias Cardoso fala dos projectos futuros da empresa, da co-incineração, do ambiente, da relação com o Parque Natural e com a Serra da Arrábida, bem como das divergências que têm oposto a Secil à população de Setúbal e que, segundo o administrador, se devem a uma grande falha de comunicação.

Outão

[Setúbal na Rede] - José Socrates reafirma co-incineração na Arrábida

No que diz respeito ao projecto que tem por objectivo recuperar a paisagem natural da zona de extracção de calcário através da recolocação da volumetria original do terreno e da plantação da vegetação original, para além da demolição dos edifícios, dos fornos e da criação de um museu sobre o vale da Arrábida, o ministro diz-se animado pois considera tratar-se do “primeiro projecto de recuperação paisagística e visual” de uma unidade industrial com o peso da Secil. O que, no seu entender, demonstra, “a noção da responsabilidade que a empresa tem face à população e ao património ambiental de Setúbal”.

terça-feira, 24 de julho de 2007

Troia Resort Portugal

Inside Troia Resort



Originally uploaded by mobreporter

Etiquetas:

Troia Resort Portugal

Etiquetas: , ,

Troia Resort Portugal

Etiquetas: , ,

Relaxing above


Relaxing above
Originally uploaded by pmsmgomes

Etiquetas:

Troia



Originally uploaded by mobreporter

Etiquetas: , ,

Troia Resort



Originally uploaded by David Marinho

o que vai deixar de existir ... para melhor, na minha opinião.

Etiquetas:

Peninsula flyby (Fotografia Aérea da Península de Tróia)


Peninsula flyby
Originally uploaded by João Palma

Etiquetas: , , ,

Tróia Resort


Tróia Resort
Originally uploaded by mobreporter

Restaurante - Museu do Arroz - Comporta

Vale a pena ir visitar o Museu do Arroz na Comporta.

Morada: Comporta - Tel.265797555

Encerra à 2ª feira

Etiquetas: ,

Restaurante Dona Bia - Comporta

Restaurantes

Morada: Torre – Comporta Tel.265497557

Etiquetas: ,

Golf em Tróia



Originally uploaded by mobreporter


Mais sobre Golf em Tróia

Etiquetas: , ,

segunda-feira, 23 de julho de 2007

Alentejo Adventures

Alentejo Adventures - Content

O Sudoeste Alentejano oferece condições únicas para o turismo e actividades na natureza. Há muito por onde escolher. Esta página permite-lhe conhecer mais de perto as diferentes actividades. Para si fica a parte mais complicada... conseguir optar!

Na Alentejo Adventures não vendemos pacotes formatados. Cada grupo tem as suas particularidades, gostos e interessses, por isso tentamos sempre perceber os seus desejos.

Etiquetas: ,

A Anatomia dos Golfinhos

Aqui

São duas barbatanas posteriores que constituem a cauda do golfinho. São achatadas e horizontais e consistem de tendões e fibras sem ossos. A função destas barbatanas é servirem de pás para impulsionar o movimento do golfinho.

Etiquetas: ,

Troia



Originally uploaded by ana ventura

"one" (Tróia by Ana Ventura)


one
Originally uploaded by ana ventura

Etiquetas:

Tróia


Tróia
Originally uploaded by ana ventura

Blue on Troia


blue
Originally uploaded by ana ventura

Golf de Troia em Espanhol

Golf - region of Azeitao

Tróia

Calmo y muy bonito, situado próximo a una reserva natural, con el reflejo del mar y la arena blanca siempre a la vista y con una brisa marina soplando suavemente en las copas de los pinos, es muy difícil imaginar un lugar más perfecto y relajante para jugar al golf. El Club de Tróia, fue construido con todas las características exigidas, en un estilo rústico, rodeado de pinares. Es un local muy confortable y acogedor, con un excelente bar y restaurante. En lo que se refiere al alojamiento, Tróia tiene buenos hoteles situados aproximadamente a unos 1.500 metros del campo de golf. Los hoteles son modernos, con la comodidad y servicios de lª clase. En el campo de golf de Tróia podemos encontrarnos con golfistas de varias categorías, con la oportunidad de poder ganar premios por méritos propios. El campo ofrece excelentes oportunidades y exige exhibiciones exactas para los mejores resultados. Todo esto en el lugar perfecto.

Troiaresort



Aquecido pelo sol e banhado pelas águas tranquilas do Atlântico, o Troiaresort está a tomar forma na Península de Tróia, a sul de Lisboa. Esta encantadora costa, enquadrada pelo verde da serra do Parque Nacional da Arrábida, ali mesmo ao lado, cativa-nos pelo azul profundo do oceano, praias de areias douradas e a etérea luminescência das dunas, num todo que nos apazigua os sentidos.

Terras de Mouros

Terras de Mouros: Turismo Rural na Costa Vicentina

A Terras de Mouros disponibiliza aos seus visitantes um dos melhores meios de locomoção para conhecer os recantos da Costa Vicentina: a bicicleta. Não é que sejamos contra o Todo-o-Terreno motorizado. Porém, o ruído das cremalheiras e dos manípulos das mudanças são suficientemente suaves para não espantar os coelhos ou as cegonhas. Também as vacas continuam a ruminar tranquilamente, à passagem daquele "animal" de duas rodas. Os betetistas conhecem bem os trilhos do sudoeste. Troia/Sagres já vai na sua 10ª edição.

Etiquetas:

Landscape on Troia Resort

Texas ASLA Award Winners Archive http://aslatx.tamu.edu/

A selection of native plant materials will be introduced to areas surrounding the Caldeira, augmenting the existing pine landscape to provide seasonal variety and attract wildlife in natural drifts. Where the canopy is sparse, reforestation procedures will be implemented with the use of primarily Pinus species. Invasive non-natives will be eradicated and replaced with appropriate species. Native flowering plants such as Cytisus sp., Hibiscus sp., Rosa sp. and those with showy fruits such as Hippophae will add color

Grasses will act as erosion dune stabilizers and accentuate a seashore ambience.

Etiquetas: ,

Casino de Tróia


Casino de Tróia
Originally uploaded by mobreporter

Etiquetas:

Leaving on a jet plane


Leaving on a jet plane.
Originally uploaded by Rui Daniro

Sea & Arrábida Mountains


Sea & Arrábida Mountains
Originally uploaded by Rui Daniro

Troia & Arrábida Mountains


Troia & Arrábida Mountains
Originally uploaded by Rui Daniro

Etiquetas: , ,

Windsurf em Troia


Windsurf
Originally uploaded by Rui Daniro

The Portugal Resident - Algarve and Greater Lisbon - News, information and classifieds

The Portugal Resident - Algarve and Greater Lisbon - News, information and classifieds

The Tróia Peninsular is entering a new era and the aim is to move forward with sustainable tourism development, while preserving the rich natural environment in this protected area. The new 320 million euro tourism development from Sonae, along with planned investments in the area by the Pestana and Espírito Santo groups, is causing some to speculate that Tróia could provide fierce competition for the Algarve, Portugal’s most established tourist destination.

Com a TAP Portugal a ver Golfinhos

TAP Portugal

A TAP e os golfinhos do Sado 4292|2|0|268
Cerca de 50kms a sul de Lisboa fica a cidade de Setúbal banhada pelo rio Sado cujo estuário tem uma beleza e fauna invulgares.

Nesse estuário reside uma população com cerca de 30 golfinhos-roazes. A única população estuarina residente em Portugal.

Para observar os golfinhos, ao apresentar o seu talão de embarque de chegada ao Continente ou o recibo do bilhete TAP poderá ter um desconto de 15% na Vertigem Azul.

A Vertigem Azul é uma empresa sediada em Setúbal cuja principal actividade desenvolvida é a observação de golfinhos em estado selvagem.

A viagem realiza-se pelo estuário do Sado, Costa da Arrábida, ao longo de bonitas praias, avistando o Convento da Arrábida, bem enquadrado na paisagem circundante.

As reservas estão sujeitas a um mínimo de 6 participantes e às condições climatéricas e devem ser feitas por telefone.

Esta promoção é válida de Março a Outubro de 2007.

Etiquetas: ,

Mais Património em Grândola

Região de Setúbal On-Line

A Necrópole das Casas Velhas,em Melides, o Monumento Megalítico do Lousal, em Azinheira dos Barros, as Ruínas Romanas de Tróia, no Carvalhal, as Ruínas Romanas do Cerrado do Castelo e a Barragem Romana do Pego da Moura, ambas situadas em Grândola, são outros dos locais de destaque no acervo histórico cultural e turístico do concelho.

Feira de Agosto de Grândola

A Feira de Agosto de Grândola já conta com 360 anos de história. Em 1996, mudou a designação de "Grande Feira-Festa do Litoral Alentejano" para "Feira de Agosto - Turismo, Ambiente e Desenvolvimento", "sem, no entanto, ter perdido a veia franca e popular que sempre lhe foi tão característica". O objectivo do certame é a "divulgação e promoção das potencialidades turísticas e económicas" daquela vila do Litoral Alentejano, onde assume papel importante a mostra de produtos artesanais e gastronómicos, e de projectos turísticos e ambientais.



De acordo com Carlos Beato, "o principal pilar de desenvolvimento da região é o turismo" e a Feira de Agosto é uma "montra privilegiada para afirmar as potencialidades económicas e turísticas" do Litoral Alentejano. No ano passado, "realizaram-se grandes negócios na feira" e o autarca espera que, este ano, "sejam ultrapassadas todas as expectativas". Até porque, tudo o que aqui possa acontecer "é muito importante" para o concelho, dados os "grandes impactos no turismo e na economia de Grândola". Em termos de número de visitantes, o autarca espera "ultrapassar os 90 mil", tendo em conta que, em 2003, visitaram o certame mais de 80 mil pessoas.

ARTIGO ISOLADO

Etiquetas: , , , , ,

Herdade do Pinheirinho

Portal Ambiente Online - Notícias

Dois hóteis, três aldeamentos turísticos, quatro aparthotéis e 200 moradias unifamiliares dão corpo ao projecto turístico que nascerá na zona de Grândola. A Herdade do Pinheirinho, projectada pela promotora imobiliária Pelicano, ocupará uma área de construção de 150 hectares num total de 8000 hectares. O investimento previsto ronda os 110 milhões de euros e as obras, tal como a comercialização da herdade, deverão arrancar no início de 2006, segundo noticia o jornal Arquitecturas. Desde a década de noventa que a Herdade do Pinheirinho está prevista no plano director municipal da autarquia. Depois de um período de consulta pública, está a decorrer o estudo de impacte ambiental, que «deverá estar concluído em Agosto ou Setembro, altura em que o projecto administrativo dará entrada nos serviços da Câmara Municipal de Grândola», adianta Vasco Cunha Mendes, director de marketing da Pelicano. Segue-se a fase de elaboração do projecto arquitectónico, que será desenvolvido por um arquitecto japonês. A arquitectura, assim como o meio ambiente, são os dois vectores que a Pelicano pretende seguir no desenvolvimento do projecto. A nível ambiental, destaque para a parceria com o organismo internacional WWF (Fundo para a Conservação da Natureza), que lhe permitirá ser a promotora exclusiva do conceito One Planet Living, em Portugal e Espanha. Trata-se de um filosofia centrada «no desenvolvimento sustentável dos projectos económicos, o que passa por uma aposta nas energias renováveis, redução dos consumos de água e electricidade, apoio às economias locais, criação de emprego e preservação da biodiversidade», explica Vasco Cunha Mendes.

Etiquetas: ,

Parta à Descoberta

Solares de Portugal - Parta à Descoberta

O estuário é conhecido pela suas actividades salineira, resinosa e corticeira, assim como por constituir um bom local de pesca. Comporta, Carrasqueira, Monte Novo de Palma, Foicinhas, Herdade do Pinheiro e Monte das Cabras são as principais áreas de sapal existentes, predominando a morraça nas zonas de maior salinidade.

Portugal Match Cup

Portugal Match Cup

As duas novas estrelas do circuito mundial de match racing confirmaram a presença no Tróia Portugal Match Cup 2007, prova organizada pela Sun Sailing Team, World Match Racing Tour (WMRT) e Clube Naval de Sesimbra, com os apoios do Turismo de Portugal, ip, do Tróia Resort e da Amorim Turismo e que decorre de 24 a 29 de Julho em Tróia.

Bjorn Hansen, o sueco vencedor da última etapa do circuito da WMRT realizada na Suécia e quarto na classificação geral final, e o russo Eugeny Neugodnikov, 23.º do Mundo, vão substituir os Skippers Dean Barker e Ed Baird.

Com as novas entradas o Tróia Portugal Match Cup vai assim contar com os cinco melhores Skippers do ranking Mundial, além dos cinco velejadores do sindicato da America’s Cup.

O Tróia Portugal Match Cup terá um prize-money de 150 mil dólares e das 12 tripulações participantes será difícil apontar para já o favorito ao triunfo.

Eis a lista de participantes:
Mathieu Richard (FRA), Saba Sailing Team, 1º
Paolo Cian (ITA), Team Shosholoza, 2º
Ian Williams (GBR), Team Pindar, 3.º
Bjorn Hansen (SUE), Team Apport.net, 4.º
Sebastien Col (FRA), Areva Challenge, 5.º
Staffan Lindberg (FIN), Alandia Sailing Team, 9.º
Peter Gilmour (AUS), Pizza LA Team, 11º
Eugeny Neugodnikov (RUS), Lord of the Sail, 23.º
Gavin Brady (NZL), BMW Oracle Racing Team, 23.º
Alvaro Marinho (POR), Seth.pt Team, 62.º
Philippe Presti (FRA), Luna Rossa Challenge, 92º
Vencedora do Troia Portugal Women Cup

O paraíso do Tróia Portugal Match Cup

Banhada pelo Atlântico, situada na orla da Reserva Natural do Estuário do Sado, a menos de 1 hora de Lisboa, Tróia constitui um habitat único de várias espécies. O Golfinho Roaz-Corvineiro, a Lontra Europeia, a Cegonha e a Garça Real, podem ser visitados em deslumbrantes passeios. Um ambiente ideal para uns dias longe de tudo, mas perto da natureza.
Tróia goza de uma situação privilegiada na costa ocidental: a amenidade que caracteriza as praias da Costa de Prata rivalizam com as suas congéneres algarvias na tranquilidade e temperatura das águas, chegando a suplantá-las na beleza da paisagem que as envolve.
Um mar a perder de vista e areais imensos de dunas douradas separam o oceano de terra firme, da mesma forma que o delta do Sado separa Tróia de Setúbal.

Etiquetas: ,

Tróia Sailing Center

"Passe o seu tempo conosco em aguas quentes junto de golfinhos num dos mai interessantes lugares em Portugal Tróia oferece um ambiente único para a prática de natação, windsurf e Kitesurf vela. A brisaseventanias no Tróia Sailing Center disponibiliza o aluguer das embarcações ligeiras, formação relativa a actividades náuticas, em especial aulas de vela , windsurf e kitesurf organiza provas e eventos naúticos."

Link para Site

Etiquetas: , , , , , ,

Portugal Match Cup

DN Online: Tróia recebe 'duelos' no mar

A quarta edição do Portugal Match Cup tem início hoje

É num novo cenário marítimo, nas águas do oceano Atlântico e do rio Sado, que se realiza a quarta edição do Portugal Match Cup, prova da nona etapa do circuito internacional do World Match Racing Tour 2007/2008.

Etiquetas: , ,

A praia ...


DSC00668
Originally uploaded by pedro.custodio

Ferry


DSC00677
Originally uploaded by pedro.custodio

domingo, 22 de julho de 2007

Fantastisch!

Eén van Portugal’s meest adembenemende nieuwe projecten, gelegen in de setting van een prachtig schiereiland vlakbij Lissabon. Troiaresort omvat een schitterende 18-holes championship golfbaan, een casino, een jachthaven, meerdere vier en vijf sterren hotels en commerciële faciliteiten. In dit natuurreservaat kunt u tevens genieten van ca. 20 kilometer maagdelijke witte stranden. Lissabon biedt zon, zee, strand en cultuur in een heerlijk klimaat gedurende het gehele jaar. De eerste fase van het project omvat zeer luxe appartementen met fantastisch uitzicht op zee en de jachthaven.

Troia - Ferry


DSC00676
Originally uploaded by pedro.custodio

Foto Aérea da Marina de Tróia


Marina de Tróia
Originally uploaded by mobreporter

Etiquetas: , , ,

Os Barcos na Marina de Tróia


Marina de Tróia
Originally uploaded by mobreporter

Etiquetas: ,

sexta-feira, 20 de julho de 2007

Marina de Troia - Troia Resort



Originally uploaded by mobreporter

Etiquetas: , , , ,

quinta-feira, 19 de julho de 2007

TroiaResort

fragent®

Het diverse landschap van het schiereiland Tróia werd gevormd in oude tijden. Tegen deze unieke achtergrond, en met het hoogste niveau aan milieubescherming, is ongeveer 440 hectare voor luxe appartementen, townhouses, exclusieve villa's en hotels. Geïnspireerd door internationale "Beach Style" luxe bestemmingen, zal de atmosfeer van zuiverste elegantie zijn. De voordelen van een moderne residentie, die met het beste van zijn natuurlijke omgeving wordt gemengd, maakt Tróiaresort in concept en klasse uniek.

Revista do TroiaResort

Meios

É pena parecer ser só promocional e não ser permanente ...

Who's the One: Belmiro de Azevedo - Troiaresort

Who's the One: Belmiro de Azevedo - Troiaresort

Futura Marina de Tróia



Originally uploaded by mobreporter



isto ainda falta muito ...

Etiquetas: , ,

Marina de Tróia - Troia Resort


Marina de Tróia
Originally uploaded by mobreporter

Etiquetas: , , , , ,

A Futura Marina de Tróia

ENGENHARIA

Após a adjudicação da Sonae Turismo, a Companhia Portuguesa de Trabalhos Portuários (CPTP) já iniciou a execução das infra-estruturas marítimas previstas para o complexo turístico da Península de Tróia. As obras adjudicadas englobam a construção simultânea da nova marina e do seu edifício de recepção e controlo, a estrutura do bloco de apartamentos e comércio da marina, bem como o novo terminal de ferry-boats, pelo valor total de 8,65 milhões de euros. Os trabalhos arrancaram em Fevereiro último e deverão estar concluídos no prazo de 13 meses. Algumas das obras adjudicadas contêm projectos variantes propostos pela CPTP.
A nova marina terá cerca de 180 postos de acostagem e amarração para embarcações de recreio, constituídos por passadiços flutuantes munidos de “fingers”.
Os apartamentos da Marina, compreendendo 60 habitações, piso de estacionamento em cave e zona comercial, ficarão implantados paralelamente à retenção marginal Sul da futura marina, ao longo de cerca de 130 metros.
Já o novo terminal ficará localizado na orla costeira interior da Península de Tróia, próximo das instalações da Marinha Portuguesa. Disporá de um acesso rodoviário a cerca de 4,7 quilómetros do actual terminal, a partir da estrada ER-253-1, que liga Tróia à Comporta.
… e heliporto da Marina de Cascais
A Companhia Portuguesa de Trabalhos Portuários (CPTP) concluiu a empreitada de prolongamento do molhe principal e construção do heliporto da Marina de Cascais, da responsabilidade da Marcascais, Sociedade Concessionária da Marina de Cascais, SA. A obra, que custou 2,5 milhões de euros, enquadra-se nos trabalhos de melhoramento das condições da marina, com vista à realização do Campeonato Mundial de Vela em 2007, competição que o International Sailing Federation (ISAF) decidiu organizar em Portugal.

Etiquetas: ,

Costa de Lisboa

Costa de Lisboa

Opposite to the Tróia Peninsula (18 km of beaches) is the city of the Sado river (an important natural reserve):Setúbal.

Tróia Golf Championship Course

Associação de Turismo de Lisboa -

TRÓIA GOLF CHAMPIONSHIP COURSE
Troia Golf Championship Course is located on the Troia Peninsula, a long a flat and sandy stretch of land across the Sado Estuary, which separates the Setubal lagoon from the Atlantic Ocean, with the dramatic backdrop of the Arrabida mountain range. In this scenic location at the tip of the peninsula, lies one of the most fascinating and challenging golf course in Portugal, and it is difficult to imagine a more relaxing and perfect place to play golf. Just half an hour’s drive south of Lisbon and about two hours north of the Algarve, not overplayed and with a wild natural beauty, this gem of a course, was ranked #25 amongst Europe Top 100 Courses by British magazine "Golf World". The American golf architect Robert Trent Jones Senior, achieved a real masterpiece of golf course design at Troia, creating a true championship layout and providing a genuine test of skill for the lowers handicap golfer together with enjoyment for the more modest player. There is a nice Clubhouse, skilfully constructed in rustic style, nestling in a pine grove, with full facilities, a bar and restaurant with terrace overlooking several holes of the course and miles of unspoilt sandy beach. Accommodation is available on site at the Troia Resort, owned and operated by Sonae Turismo, who also operates the golf course, and offering a range of four stars aparthotels, with a variety of leisure and dining facilities.

Etiquetas: ,

Troia Resort


Troia Resort
Originally uploaded by mobreporter

Etiquetas: , ,

Chegada a Tróia


Chegada a Tróia
Originally uploaded by mobreporter

Etiquetas: , , , , ,

Sesimbra

Lisbon Tourist Guide and Information

Sesimbra - Picturesque small fishing town, with a medieval castle. Like a sentry the ruins of this 13th Century castle built by Sancho II protectively overlooks the village. Whilst here, do not miss the Sanctuary of Nossa Senhora in Cabo Espichel (which was constructed at the turn of the 17th Century as a sanctuary and has often been used as a location for filming due to its singular architectural design) and Lagoa de Albufeira, a favourite spot for windsurfers.

Etiquetas:

terça-feira, 17 de julho de 2007

Mapa da Peninsula de Troia - Portugal


Peninsula de Troia
Originally uploaded by mobreporter



Mapa da Península de Tróia com Setúbal como pano de fundo.

Etiquetas: , , , , , , , , , ,

Estuário do Sado

Esta reserva abrange a maior parte do Estuário do Sado e área envolvente. Dela fazem parte as importantes zonas dos sapais, as dunas de Tróia, cuja vegetação tem um papel fundamental na fixação das areias, e as lagoas da Herdade do Pinheiro, ecossistemas favoráveis à existência de uma fauna e flora muito rica e diversificada. De características húmidas, é uma área privilegiada para a nidificação e para a passagem do Inverno de muitas espécies. Em relação à fauna, destacam-se a lontra-europeia, o roaz-corvineiro, o gineto, a raposa, a cegonha-branca e a perna-longa. Merece especial referência o roaz-corvineiro, uma das espécies de golfinhos que vive junto ao litoral, mas também no mar, e que possui no estuário do Sado uma comunidade com cerca de 30 animais. Quanto à flora, destacam-se a camarinheira, o golfão-branco, o valverde-dos-sapais e algumas espécies endémicas portuguesas na Reserva Botânica das Dunas de Tróia.
Se quiser passear aconselha-se uma visita à Carrasqueira, aldeia ribeirinha junto à praia da Comporta, que conserva uma obra-prima da arquitectura popular: um cais palafítico, que se estende e ramifica durante centenas de metros pelos esteiros lamacentos rio Sado. Também é possível visitar o Moinho de Maré da Herdade da Mourisca, que tem um Centro de Educação de Sal e o Galeão de Sal de 1944, recentemente restaurado.

Etiquetas: , , ,

Passeios pelo Estuário do Sado

Tem aqui muitas sugestões sobre passeios no estuário.

Etiquetas: , ,

Uma breve história sobre os roazes do sado

Têm um comprimento médio de 3 m, coloração cinzenta, quase negra na face dorsal; flancos de tonalidade uniforme, cabeça nitidamente arredondada terminando num bico mais curto do que o das espécies seguintes, a barbatana dorsal, côncava no seu bordo posterior fica situada aproximadamente no meio do corpo. Os roazes vivem 30-40 anos. As fêmeas são mais pequenas que os machos e atingem a maturação sexual antes (entre 5 e os 12 anos e cerca de 10-12 anos, os machos). Quanto ao sistema de acasalamento, pouco se sabe, no entanto não parece tratar-se monorgânico. O período de gestação é de cerca de um ano. As fêmeas dão á luz uma cria em cada 2 ou 3 anos. Durante cerca de 18 meses as crias são amamentadas pelas mães. Desde há muitos anos que vivem golfinhos no estuário do sado e no litoral de tróia e da arrábida. Porque vivem ali durante todo o ano a população de golfinhos diz-se residente. Esta população é um dos poucos exemplos existentes na europa. Os pescadores chamam roaz a esta espécie de golfinho, que quer dizer o peixe que rói as redes. Os roazes ao roubarem o peixe preso nas redes, fazem um grande buraco nestas. Em tempos o numero de roazes atingia as largas dezenas, com o passar dos anos este número tem vindo a decrescer, desconhecendo-se a razão. Em 1994 foi iniciado um programa de monitorização da população de roazes. Todos os meses uma equipa saía para observar os golfinhos, fotografando-os (processo de fotoidentificação) de modo a criar um álbum de família visto que cada roaz tem uma barbatana dorsal característica e diferente da de todos os outros. As crias permanecem junto da mãe entre 3 a 6 anos. Ao longo dos últimos 4 anos a população de roazes manteve-se nos 30 efectivos, trata-se duma população pequena e vulnerável. Os roazes desta população dividem-se em dois grupos: o grupo das crias onde se encontram as mães, os jovens e alguns adultos e o grupo dos vadios constituído por um pequeno número de adultos que nem sempre acompanha os outros. Por vezes os golfinhos dão á costa podendo ser encontrados nas praias a isto chama-se arrojamento, depois há que verificar se é um golfinho ou um roaz. Para isso há que verificar a barbatana dorsal e compará-la com o álbum de família. Quando os roazes morrem de barriga cheia é possível conhecer a sua alimentação através das presa ingeridas. A moralidade e natalidade de roazes registadas desde 1994 explicam o não crescimento da população. As causas de morte e de infertilidade destes golfinhos estão ainda por esclarecer. No entanto associa-se á degradação do Estuário do Sado, pela poluição e pesca ilegal.

Etiquetas: , , , , , , ,

Reserva Natural do Estuário do Sado

LINK AQUI

Mais Passeios pelo Rio Sado

O branco das salinas, o azul do rio, o verde dos pinhais, o doirado dos areais – um passeio pelo estuário e pelas margens do rio Sado é garantia de uma extraordinária experiência visual.
No Outono e no Inverno, os elegantes movimentos dos flamingos cobrem o estuário de um belo manto cor-de-rosa e, na Primavera e no Verão, os quilómetros de praias da península de Tróia oferecem-lhe um mar de sonho e um mar de dunas que o podem esconder da vista de todos. Se preferir, tem a opção das calmas lagoas de água doce da Herdade do Pinheiro. Desde o Neolítico que os homens seguiram o curso do Rio Sado – que corre de Sul para Norte, ao contrário do que é habitual em Portugal – para aproveitar as dádivas da natureza, desenvolvendo actividades como a pesca, a exploração de sal ou a cultura do arroz. Hoje em dia, as 261 espécies de fauna, que podem ser avistadas nos 23 mil hectares que formam a Reserva Natural do Estuário do Sado, fazem a fama das terras do Sado e dos seus sapais. Observe as cegonhas-brancas que constroem os seus ninhos nas torres das igrejas, tornando-se presença familiar para os habitantes. Para bem finalizar esta experiência, suba a bordo de um antigo galeão de sal ou de uma traineira e aventure-se nas águas do Sado. Com um pouco de sorte, o seu passeio será alegrado pelo símbolo do estuário: os golfinhos, que acompanham os barcos com magníficos e elegantes mergulhos.
Mais informação em: http://www.nautur.com

Etiquetas:

De TT em Troia ...

Com início em Setúbal, seguiremos de barco ate Tróia, e por alcatrão até perto de Comporta, onde se iniciará o percurso em terra. Para começar, nada melhor que uns areais, onde por certo surgirão as primeiras dificuldades, mas que rapidamente darão lugar a pistas bem mais compactas. Chegados a Melides, será altura da primeira paragem, aproveitada para tomar o pequeno-almoço.

Etiquetas:

uma "ilha" que não é bem ilha ...

Tróia é uma “ilha” paradisíaca dentro da Grande Lisboa, a cerca de uma hora do aeroporto internacional de Lisboa, tranquila, segura, de clima ameno e que oferece um ambiente e paisagem excepcionais.

Quatro projectos estruturantes criam novo destino turístico

Depois de Tróia, foi a vez de o empreendimento CostaTerra e de a Herdade do Pinheirinho receberem ‘luz-verde’. Falta apenas a Comporta.

Numa década, a faixa do litoral alentejano, entre Tróia e Sines, estará consolidada como um novo destino turístico no território nacional. É , pelo menos, essa a expectativa do Governo, que oficializou ontem o aval a dois mega-empreendimentos a instalar naquela região: o projecto CostaTerra e a Herdade do Pinheirinho. A aposta na criação deste eixo de desenvolvimento turístico teve início, no ano passado, com a aprovação do Tróia Resort. Para completar o lote, falta apenas a aprovação do empreendimento da Comporta, do Grupo Espirito Santo.

Nos três projectos já aprovados, o investimento a fazer ao longo dos próximos anos ultrapassa os 1.100 milhões de euros. O Tróia Resort, da Sonae, prevê a instalação de 6.730 camas. Segue-se, em capacidade instalada, a Herdade do Pinheirinho, dos promotores imobiliários Pelicano, com 3.000 camas e por último a Costa Terra, da família suíça Reinhart, com 2.180 camas. Um total de 11.928 camas ainda longe das 28 mil camas permitidas para esta zona, e ainda mais das 35 mil camas existentes em Vilamoura, como sublinhava ontem o arquitecto responsável pelo projecto Costa Terra.

Além da localização, os quatro complexos coincidem no tipo de produto: imobiliário e golfe complementada com a hotelaria tradicional e o mix de serviços geralmente associados a esta actividade. Uma semelhança que garante a massa crítica necessária para lançar um destino. Prova dessa interdependência foi a presença de representantes do grupos Sonae e Espírito Santo na cerimónia de apresentação dos dois projectos vizinhos.

O ênfase colocado pelos promotores na sustentabilidade do produto turístico oferecido foi sancionado pelo Governo que, através do reconhecimento do interesse público permitiu ultrapassar as declarações ambientais condicionadas emitidas pelos responsáveis do Ambiente.

Ontem, o ministro do Ambiente Nunes Correia, fez questão de explicar que o impacto ambiental foi ponderado com os objectivos socio-economicos que sustentam os projectos, “porque o ambiente deve ser um dos motores do desenvolvimento”. Para o primeiro-ministro, José Sócrates, estes projectos fixam o novo padrão de referência para o sector. “São do melhor que a indústria turística vai ter. A indústria turística deve deslocar-se para as zonas de excelência.”

Fonte:Diário Económico de 17 de Janeiro de 2006

Etiquetas:

O novo Alentejo

Visão Online - Economia - O novo Alentejo

Já foi o celeiro de Portugal e palco da reforma agrária. Agora é o território mais apetecido de uma indústria hoteleira emergente. Conseguirá o Alentejo afirmar-se no turismo nacional sem cair na tentação algarvia?

Etiquetas: ,

Companhia Agrícola da Barrosinha, S.A.

Companhia Agrícola da Barrosinha, S.A.

A Companhia Agrícola da Barrosinha, S.A. foi fundada em 1947, sendo produtora de vinhos desde a sua fundação. No ano de 1998 iniciou a reconversão e plantação de novas vinhas, tendo hoje uma área de cerca de 100 ha, que se destinam à produção de vinhos de qualidade.

Albergaria Foz do Sado

Albergaria Foz do Sado - Troia - Grandola

Uma experiência inesquecível para as suas férias ou fins de semana em Troía - Grândola - Alentejo

segunda-feira, 16 de julho de 2007

Slide Show Troia Resort

Etiquetas: , ,

Praia da Comporta - Palhinhas


Praia da Comporta
Originally uploaded by mobreporter

Etiquetas: , , , , , ,

Comporta Café

Lisboa: Fim de Tarde no Comporta Café!

Aqui está uma grande sugestão: não conheço, tenho que lá ir ...

Etiquetas:

Passeios de Barco

Programas Tipo

Etiquetas: ,

47 Novos Resorts

Turismo « EmocionalTur

47 novos resorts ...



Portugal vai receber 47 novos «resorts» que se irão juntar aos 22 já existentes, dos quais 14 serão instalados na região do Algarve, sete para o Alentejo, oito para a Costa Azul, nove para a Região do Oeste, quatro para a Região do Douro, quatro para a Madeira e um para os Açores.

Dos 22 que já existem em Portugal, alguns estão actualmente construídos e outros ainda em fase de concretização, e, de acordo com um estudo da Aguirre Newman sobre o mercado português do imobiliário turístico, estes números representam o potencial do mercado do turismo residencial em território nacional.

De acordo com a consultora, este mercado «apresenta um crescimento exponencial, quer em qualidade quer em quantidade», em Portugal, sublinhando que «dos diversos projectos em desenvolvimento, 23 foram já considerados Projectos de Interesse Nacional (PIN) pelo Governo Português», valores que totalizam mais de oito mil milhões de euros de investimento e a criação de cerca de 31.000 novos postos de trabalho.

A Aguirre Newman acrescenta que este crescimento é justificado pela «recente revolução operada no transporte aéreo com a expansão acelerada do fenómeno das companhias low cost, e a mudança de hábitos de consumo e de estrutura etária das populações».

Club Setubalense 2006 - Sugestões

Club Setubalense 2006

SUGESTAO DE PASSEIOS:

Quatro Caminhos (guiados pelo Eng.º Nuno David)
Um passeio pelas dunas de Tróia
Os montes que rodeiam a cidade de Setúbal
Serra de São Francisco e Alto das Necessidades
Passeio no Sado no Hiate de Setúbal
Aldeias de Azeitão

Praia da Figueirinha


#1
Originally uploaded by moyanapolit

Etiquetas: , ,

Praia dos Coelhos


#6
Originally uploaded by moyanapolit

Etiquetas: , ,

Praia dos Coelhos


#7
Originally uploaded by moyanapolit

Praia dos Coelhos - Setúbal

Praias

Praia dos Coelhos - Setúbal

Praias no Alentejo

Go Alentejo

Comporta


comporta
Originally uploaded by alentejocoast

Etiquetas: ,

Restaurante - Museu do Arroz - Comporta


museu do arroz Comporta
Originally uploaded by alentejocoast

Restaurante perto da Praia da Comporta

Montes e Vales: Maio 2006

Montes e Vales: Maio 2006

Algum BTT para os lados de Troia ...
"Apesar de ser uma estrada algo monótona no seu traçado, todo o estuário do Sado tem uma beleza rara e é a paisagem de que usufruímos até ao final da primeira etapa.

A paisagem contrasta entre zona húmida a paisagem de fluvial, até que começam a ver-se as pequenas construções em palafita, que nos anunciam que nos estamos a aproximar da Comporta.

Do Museu do arroz seguimos até à Igreja da Comporta, onde existe à sua frente uma zona de pic-nic com mesas (mal amanhadas) e água para nos reabastecermos.

Apesar de eu ter seguido no grupo mais lento, tenho a certeza que o amigo Intruja não se deve ter calado um minuto durante todo o caminho. Verdade?

No entanto, acho que já lhe rói na consciência a sua natureza pujante que ele próprio não domina e de tanto lhe pesar a tal da “consciência” que quero acreditar que exista, acabou por nos trazer pastéis de nata. E que pastéis de nata … UM LUXO.

Depois de termos sido todos devidamente subornados com a dita pastelaria, lá seguimos caminho.

A segunda etapa vai dessa igreja ao Sapal da Carrasqueira.
"

Golfinhos no Rio Sado

No estuário do Sado é possível avistar regularmente mamíferos marinhos da espécie Tursiops truncatus (golfinho-roaz), que constituem uma população aí residente. Tendo em conta que este estuário é uma zona altamente intervencionada pelas actividades humanas, é de extrema importância conhecer a forma como estes animais utilizam o seu habitat.

Etiquetas: ,

Património - Capela de Nossa Senhora de Tróia

Património - Capela de Nossa Senhora de Tróia

A "Visitação da Ermida de Nossa Senhora de Tróia", de 1510, feita pela Ordem de Santiago (Fundação Gulbenkian, 1969) fala do recheio e de alfaias da capela (bastante volumoso) e do abandono em que caíra a mesma capela, nessa altura, consequentemente, há cinco séculos. A "Grande Enciclopédia Portuguesa e Brasileira", fundamentando-se em André de Resende, no seu "De Antiquitatibus Lusitanaiae", afirma que já existia a capela nos finais do século XVI, em que se celebrava a festa de Santa Maria de Tróia. Esta referência indica-nos que estas festas foram sempre dirigidas a Nossa Senhora, mas com invocações muito diferentes, de século para século.

A primeira fase

><

Na mesma ocasião, Miguel Velez indicou que a primeira fase do empreendimento que a Sonae Turismo está a desenvolver na Península de Tróia, o Tróia Resort, com uma oferta diversificada de imobiliária e hotelaria, num investimento total aproximado de 400 milhões de euros, abrirá em Agosto de 2008.

Gulls on the Beach, Sesimbra, Portugal


Gulls on the Beach, Sesimbra, Portugal
Originally uploaded by picyourpictures

View of the Troia Peninsula at Setubal Castle, Portugal


View of the Troia Peninsula at Setubal Castle, Portugal
Originally uploaded by picyourpictures

Etiquetas: ,

Strategic Location of the Troia Peninsula

Texas ASLA Award Winners Archive http://aslatx.tamu.edu/

The natural beauty and strategic location of the Troia Peninsula, located only an hour from Lisbon, make it as desirable today as it was in the 1't century, when it was established as an important fishing port of the Roman Empire. In the 1970% a number of high rise residential towers were constructed on the end of the peninsula, establishing a small town center. While some additional residential complexes and a golf course have been added to Troia, most of the existing landscape remains intact. The premise of the Troia Master plan is that the built environment, both existing and new, be developed in a manner which responds sensitively to the natural environment.

Central to this vision is the proposal for a series of distinct development clusters that

directly respond, respect and protect the natural environment. Most striking about Troia, perhaps its best asset, is its wild and beautiful landscape: not a singular landscape, but a collection of unique ecosystems including white sand beaches, rolling dunes, pine forests, and a regionally significant estuary. Each development cluster, will sensitively relate to each of these. In addition to the natural amenities that exist on the site, the archaeological site of Roman ruins adds another inherent dimension and value to the site, with tourism and educational opportunities. From a design standpoint, this amenity has also influenced the image and character of the project, as expressed in the accompanying illustrations.

sexta-feira, 13 de julho de 2007

Setúbal Cultural

Setúbal Cultural

A INDUSTRIA CONSERVEIRA EM SETÚBAL

A indústria conserveira em Setúbal está muito ligada à história desta, neste último século. Se esta actividade não tivesse surgido, quer a economia, quer a população e também os valores culturais, assim como o traçado urbano, não seriam possiveis. Gerações e gerações de Setúbal tiveram as suas vidas ligadas às conservas de peixe.
É importante falar dos principais momentos de evolução da industria conserveira em Setúbal. O facto do nosso país ter uma imensa costa marítima banhada pelo Atlântico, rico em pescado, contribuiu para o desenvolvimento da pesca, conseguindo transformar certos pequenos aglomerados em verdadeiras cidades.
Os testemunhos mais significativos da actividade conserveira em Portugal datam da época romana. Após esta, tal actividade terá decaído como indústria de grande dimensão, sendo só no século XIV que se multiplicam referências a esta actividade. Nos começos do século XV, as conservas eram indispensáveis no abastecimento das embarcações empenhadas na expansão, o que prova o desenvolvimento que esta actividade teve na época.
Pode-se falar de alguns períodos ou etapas de evolução desta indústria em Setúbal:
1º período(até 1855)- Até esta data são usados apenas processos físico-químicos de conservação de cariz arcaico, baseados na prensagem e salga (eventualmente na secagem e fumagem) de peixe que depois era acondicionado em barricas. Estamos a falar de um processo remoto, cuja introdução em Portugal data do período romano e foi utilizado intensamente no estuário do Sado.
2º período (até 1855)- Uma das características é a introdução na actividade conserveira da vila de Setúbal do método Appert, com base na esterilização. São instalados 2 ou 3 pequenas fábricas laborando com os novos métodos, verdadeiras percursoras da grande indústria que viria a marcar Setúbal. Usavam parcos meios técnicos e humanos, não usando ainda o vapor. As produções eram diversificadas. Fala-se ainda de um 3º período (1880 a finais de 1920)- o ano de 1880 marca a chegada dos industriais franceses a Setúbal e termina em fins dos anos 20 do presente século.
Em 1882 as conservas foram a principal fonte de riqueza desta cidade, suplantando a tradicional produção salineira.
Um factor que veio a perturbar o desenvolvimento das conservas setubalenses foi a I Grande Guerra Mundial.
Este período é marcado do ponto de vista tecnológico pela introdução do vapor (como força motriz e aplicado à cozedura de peixe e à esterilização de lata) e pela mecanização do fecho da lata através do aparecimento da máquina cravadeira.
As conservas servidas por milhares de braços, vão ser durante muito tempo a indústria exclusiva na cidade.
Só a partir dos anos 20 esta indústria setubalense revela os primeiros sintomas de crise.
Processos tradicionais de conservação ( da época romana a 1855)- Em Setúbal, a exploração de recursos do mar e do rio datam de um passado remoto. As excepcionais condições geoclimáticas e a riqueza piscicola das águas mostraram ou conduziram desde cedo a uma intensa actividade de pesca e recolecção de mariscos. No entanto, os primeiros testemunhos da actividade conserveira datam do período da ocupação romana. Entre esses vestígios é legítimo destacar a estação arqueológica de Tróia, situada na margem esquerda do Sado defronte a Setúbal. Segundo alguns especialistas, terá crescido aqui, um dos mais importantes centros de conserva de peixe de todo o mediterrâneo ocidental.
A abundância das cetáreas, onde se procedia à maceração e salga de peixe, mostram bem um existente predomínio industrial no centro de Tróia.
O centro industrial de conservas de peixe do Sado no século I entrou em decadência e a partir do século V muitos dos tanques de conservação passam a ser abandonados ou reutilizados como estruturas funerárias. Setúbal conquista na época romana uma posição de destaque como produtor e exportador de sal por todo o país.
A actividade conserveira, ainda que indirectamente, surge testemunhada por um documento de 1431 que autoriza os pescadores de Sesimbra a salgar o seu peixe e a vendê-lo fora da povoação excepto quando o comércio fosse exercido por Setúbal e as técnicas de fumagem surgem testemunhadas no foral manuelino.
O século XIX é de transição da indústria conserveira onde os processos tradicionais coexistem com as técnicas modernas de esterilização. Existiram duas unidades que utilizavam o método de conservação que combinava a prensagem e a salga: Fábrica de D. Fidel, um espanhol que se instalou em Setúbal por volta de 1830. Situava-se perto do actual mercado do Livramento. A segunda unidade situava-se na praia do Cadoz. O terreno foi aforado em 1836 pela Câmara Municipal de Setúbal.
A introdução do método Appert nesta cidade, deveu-se a Feliciano António da Rocha e a Manuel José Neto que montaram em 1855 a sua fábrica de " géneros alimentícios" com diferentes qualidades de peixe e principalmente sardinha em conserva de azeite, dentro de caixas de lata hermeticamente fechadas, sita no Largo da Anunciada.
Em 1861 laboravam em Setúbal 3 fábricas: a que acima foi mencionada e a de Gustavo Carlos Herlitz e Cª.
Antes de se introduzir o vapor, utilizava-se a cozedura em banho- Maria ou até dentro de fornos para cozer pão. Houve muitos industriais que durante anos estufaram as sardinhas em pequenos fornos que tinham nas suas fábricas, designando-se este processo por fornear o peixe.
1880 a finais de 1920- 3ª etapa da implantação da indústria conserveira é primeiramente marcada por factores exteriores ao processo de desenvolvimento desta actividade em Setúbal.
A primeira grande crise desta indústria em França(1880) foi provocada por uma escassez de peixe nas suas águas, o que fez com que muitos industriais franceses se fixassem em Portugal. Setúbal com as suas tradições nesta actividade constituiu um dos centros de atracção para estas pessoas, cuja vinda marca uma nova etapa na implantação e desenvolvimento da indústria conserveira na cidade setubalense.
A cravadeira vai modificar as condições de produção e alterar as relações sociais das empresas conserveiras. A sua introdução revolucionou o fecho da lata de conserva que era feito á mão pelos soldadores. Este progresso técnico é pela primeira vez referido pela imprensa setubalense quando os fabricantes da Galiza convidaram os de Setúbal a apreciarem as vantagens do seu funcionamento. Os conflitos que estas cravadeiras originaram, provocou um dos maiores na história desta indústria de Setúbal.

quinta-feira, 12 de julho de 2007

Castelo de Palmela


Castelo de Palmela
Originally uploaded by a espera de kitty

Alcácer do Sal


Alcácer do Sal
Originally uploaded by a espera de kitty

Etiquetas: ,

Barco Tróia-Setúbal


Barco Tróia-Setúbal
Originally uploaded by a espera de kitty

Barco Tróia-Setúbal


Barco Tróia-Setúbal
Originally uploaded by a espera de kitty

terça-feira, 10 de julho de 2007

Troia


Troia
Originally uploaded by Miguel Manso

Grande Investimento em Évora

Empresas vão investir 800 milhões em Évora e criar 1.500 empregos - RTP Informação

Um grupo de seis empresas vai investir mais de 800 milhões de euros em seis empreendimentos turísticos no concelho de Évora, cinco deles com campos de golfe, que poderão criar cerca de 1.500 postos de trabalho directos.

Sugestão - Badoca Safari Park

{ } Badoca Safari Park

Évora Safari Park

Augusto - Wikipédia

Augusto - Wikipédia

um pouco ao lado, mas incontornável quando se fala em vestígios romanos ... O primeiro Imperado Romano.

Culto imperial - Wikipédia

Culto imperial - Wikipédia

Sugestão: ir até Miróbriga e perceber um pouco mais o que é o Culto Imperial ...

Troia Resort - Go Back to Video

Troia Resort - Fotografias, Vídeos, Notícias ...: TROIA PORTUGAL

É sempre simpático regressar a este POST e ver o vídeo do que se pode fazer pelas bandas de Tróia ... mais uma sugestão ...

Peninsula de Tróia

[Setúbal na Rede] - Tróia

As ruínas de Miróbriga não são o único atractivo patrimonial que a Península oferece. Na zona de Tróia, existem as ruínas do que foi outrora um dos maiores centros conserveiros de salga de peixe. A estação arqueológica de Tróia constitui um dos mais interessantes conjuntos fabris de conserva de peixe do Império Romano. Construído nos inícios do século I d.C., manteve-se em plena actividade até, praticamente, ao século IV d.C., momento a partir do qual entra num período de irreversível decadência.

Este complexo conserveiro mantém ainda uma apreciável densidade de construções, testemunho da intensa actividade industrial e comercial que nele se desenrolava. A origem do nome "Tróia" ainda hoje permanece um mistério. A Reserva Botânica das Dunas de Tróia completa o leque da oferta de Tróia. A vegetação é rica e indispensável à fixação das areias. Nela se encontram espécies endémicas de Portugal como a cocleária menor, a aromática tomilho carnudo e a camarinheira (corema album).

Visit Portugal

Visit Portugal

Situada perto do mar e numa cruz de quatro caminhos estratégicos (entre Sines, Beja, Alcácer do Sal e Lagos), Miróbriga foi, na sua época áurea, um lugar de romaria e peregrinação.

Hoje é um dos tesouros que os romanos deixaram como marca da sua passagem e um local de visita obrigatório.

Nas ruínas da cidade romana pode encontrar o único exemplar existente em Portugal de um hipódromo - onde se realizavam as corridas de carros puxados por cavalos como as que o filme "Ben-Hur" mostrou. As corridas eram um espectáculo de multidões, que atraía visitantes de terras distantes, e sabe-se que até Roma chegaram notícias das façanhas de corredores como Caio, Apuleio e Diocles e da fogosidade dos cavalos Lusitanos.

Vá até ao fórum (a praça pública, centro político-administrativo e religioso) e imagine como seria o templo principal dedicado ao culto imperial ou um outro dedicado a Vénus. Zonas de comércio, balneários públicos, sistema de esgotos - não é difícil visualizar uma cidade fervilhante de actividade que atingiu o seu esplendor no século I.

Veja os dois edifícios de termas excelentemente conservados, uma ponte e muitas outras coisas que fizeram de Miróbriga a cidade célebre sobre a qual escreveu Plínio, o Velho, o sábio romano do século I autor de uma famosa "História Natural".

Mirobriga



Mirobriga representa um dos mais marcantes vestígios da ocupação romana, no Sudoeste Português. Foi classificada de Imóvel de Interesse Público, em 1940.
A cidade romana estende-se por mais de 2 Km, apresentando ruínas de edifícios de habitação, ruas pavimentadas, um hipódromo, termas, uma ponte e um fórum.
O Fórum de Mirobriga encontra-se localizado numa zona chamada de "Castelo Velho", o topónimo de castelo, no sul indica inúmeras vezes ocupação pré-romana, É o caso de Mirobriga. Foi ocupada já desde a Idade do Bronze, e do Ferro onde beneficiou das trocas comerciais púnicas no século IV a.C.
A partícula briga parece indicar a celticização da zona. A ocupação propriamente romana dá-se no século I d.C., e possivelmente teria o estatuto de Estipendiária.
Na época flaviana o desenvolvimento da cidade foi intenso, podendo mesmo ter chegado a obter o estatuto de Municipium, juntamente com Bracara Augusta e Conimbriga. O que seria provável é que controlava muito possivelmente um território relativamente afastado de si, como é o caso de Sines.
O despovoamento de Mirobriga, terá ocorrido, segundo os testemunhos arqueológicos até agora apurados, no século IV d.C., altura da decadência do império romano registado amiúde em outras cidades.
Podemos apreciar um fórum, muito possivelmente construído no século I d.C., e as termas que terão sido edificadas na centúria seguinte, um templo, com o propósito cultual. Este mesmo templo está destacado no seio da urbe. Ocupa um lugar central no fórum. Existe uma outra estrutura com funções igualmente cultuais, segundo D. Fernando de Almeida - o templo de Vénus.
As termas são das mais bem conservados no país. Temos as termas este, edificadas no século II d.C., e as termas oeste que viram o nascer do dia por volta da segunda metade do mesmo século. Tanto a escolha topográfica para a implantação, como os materiais para a sua construção foram escrupolosamente pensadas. Existe uma zona de entrada, com salas para massagens, vestiário, e zona de água fria (frigidarium) e água quente(caldarium).
O hipódromo é o único registado em Portugal. Mede 369X75 metros, e teria provavelmente bancadas de madeira.
Foram também postas a descoberto várias habitações contendo pinturas murais.

O Concelho de Grândola

Regiões

O concelho de Grândola é produtor de arroz, cereais, azeite, vinho e sobretudo cortiça e, tem minas de cobre. O seu litoral é rico em praias de areia branca e fina que deliciam os visitantes. É de referir a conhecida Península de Tróia, com cerca de 18 km de comprimento, estendendo-se até à praia da Comporta. Em toda a sua extensão tem uma vastíssima praia, sossegada e de mar calmo. A ponta norte virada para Setúbal e para a Serra da Arrábida, é um importante centro turístico. Todo o tipo de desportos aquáticos podem aí ser praticados. As ruínas romanas de Tróia , com cerca de 2000 anos, são um dos mais importantes vestígios da presença romana em Portugal.
São também muito belas as praias de Carvalhal e de Melides. A lagoa junto à praia de Melides, extremamente bela e calma, é um óptimo local para a pesca e repouso.
As feiras e festas deste concelho estão distribuídas um pouco por todo o ano.
A gastronomia da zona de Grândola tem, como é natural, as características da gastronomia alentejana. Algumas das especialidades que aqui podem ser provadas e apreciadas são: a açorda à alentejana, migas de batata, coelho frito, arroz de frango com presunto e chouriço, o saboroso ensopado de enguias e o pato assado no forno.

Da pré-história à ocupação árabe

Da pré-história à ocupação árabe

É importante acentuar que, no que se refere a este período, a região de Azeitão não pode ser entendida como um todo independente das regiões circunvizinhas e com a sua especificidade, mas integra-se numa área mais vasta, que se estende do cabo Espichel à foz do Sado, abrangendo Sesimbra, Tróia e Setúbal, que «integram um conjunto indissociável de vestígios do processo histórico que teve como palco a cordilheira da Arrábida».

Informação Regional

DISTRITONLINE - Informação Regional

Clique na imagem para ver o tamanho real da imagem

O Ministério da Economia anunciou que vai assinar hoje, 27 de Junho, o novo contrato com a Sonae para o investimento no projecto turístico de Tróia.





Em nota divulgada na sexta-feira, o ministério de Manuel Pinho afirma que a assinatura da revisão do contrato de investimento e da concessão da exploração da Zona de Jogo de Tróia "possibilitará o relançamento do projecto de investimento turístico na região".

O plano definitivo de investimento prevê a construção de um hotel de cinco estrelas, com 300 quartos, uma estância com 600 camas, uma marina, um parque de recreio aquático, um centro desportivo e um centro equestre.

A concessão de jogo será transferida da Sonae para o grupo Amorim, que ficará responsável pela construção de um casino, de um centro de congressos e recuperação de um hotel para classificação de cinco estrelas.

Está ainda prevista a recuperação do património arqueológico das ruínas romanas de Tróia, através de um protocolo com o IPPAR, que foi assinado hoje.

O projecto tem um valor acrescentado bruto previsto de 37,4 milhões de euros, e deverá permitir um aumento de oito por cento no emprego conjunto dos concelhos de Grândola, Alcácer do Sal e Setúbal.

A assinatura do contrato terá lugar em Lisboa, no Centro Cultural de Belém.

Valorizar ruínas romanas de Tróia

Protocolo para valorizar ruínas romanas de Tróia assinado sexta-feira - RTP Informação

A valorização das ruínas romanas de Tróia nos próximos seis anos é o objectivo de um protocolo a assinar sexta-feira entre o Instituto Português do Património Arquitectónico (IPPAR), Instituto Português de Arqueologia (IPA) e a empresa Imoareia.

O protocolo de cooperação, que será assinado sexta-feira no Palácio da Ajuda, em Lisboa, prevê a criação de uma Comissão Científica que deverá articular a actuação das entidades envolvidas e dar continuidade ao trabalho desenvolvido no âmbito de um protocolo anterior celebrado em 1999.

Segundo revelou à Lusa a Directora Regional de Évora do IPPAR, Filomena Barata, está prevista a realização de um conjunto de acções que visam promover a conservação e a delimitação da área arqueológica das ruínas de Tróia, a par de outras que serão oportunamente definidas pela Comissão Científica.

"Espero que daqui a seis anos as ruínas de Tróia sejam um espaço mais regrado, mais conhecido e que tenha sido objecto de muitas acções de conservação", desejou Filomena Barata, reconhecendo que se trata de uma "zona de difícil intervenção".

Comissão científica inicia este ano estudo e recuperação ruínas Tróia - RTP Informação

Comissão científica inicia este ano estudo e recuperação ruínas Tróia - RTP Informação

Questionada sobre se as ruínas deverão reabrir ao público daqui a seis anos, a responsável observou que se trata de uma "zona de difícil intervenção, com uma extensão de dois quilómetros, com graves problemas de erosão fluvial devido à proximidade do rio Sado", mas, dependendo do evoluir dos trabalhos "até poderá ser antes".

Comentou que as ruínas "são um património muito importante e único no país", classificadas como monumento nacional desde 1910.

Troia Beach


Troia
Originally uploaded by Miguel Manso

Etiquetas:

Heading to Troia beach


Heading to Troia beach
Originally uploaded by tpuzak

segunda-feira, 9 de julho de 2007

Postalinho de Tróia - Outros - Olhares.com

Postalinho de Tróia - Outros - Olhares.com

A.N.C. - Cruzeiro Tróia / Sesimbra Dez 2005

A.N.C. - Cruzeiro Tróia / Sesimbra Dez 2005

SAPO Fotos - Tróia

SAPO Fotos - Tróia

sábado, 7 de julho de 2007

Tróia Resort

Etiquetas: , ,

sexta-feira, 6 de julho de 2007

Arrábida


Arrábida
Originally uploaded by reciprocum

Troia


Troia
Originally uploaded by reciprocum

Peninsula de Troia


Peninsula de Troia
Originally uploaded by reciprocum

Peninsula flyby


Peninsula flyby
Originally uploaded by João Palma

Etiquetas:

-->